| 1 Comments | Tenco Sistemas
Nos dias atuais de tarefas onde as empresas estão inseridas consiste em um ambiente globalizado e competitivo, requerendo que empresas se adaptem a novas tecnologias e processos.
Sendo assim, com a gestão de estoque não é importante, pois ele constitui o insumo de trabalho e também de transformação nas empresas.
Até mesmo as empresas de serviços trabalham com estoque, para as atividades diárias ou como insumo principal se considerarmos que o Know How é também um insumo de trabalho.
O gerenciamento de estoque é muito importante para que as empresas consigam suprir as necessidades, controlando tudo o que requer cuidado quanto a sua gestão.
Precisam ter o controle sobre prazos, quantidades, guardar ou não, valores, movimentação e muito mais.
A política de estoques é também um fator relevante para a gestão de estoques, pois consistem no conjunto de normas, diretrizes, relacionadas ás compras, movimentação e vendas de estoques.
Por isso o controle de estoque está diretamente relacionado ao gerenciamento e também a politica de estoque de cada empresa em especial.
Gerenciamento de estoque é buscar o equilíbrio do consumo de estoque quanto às necessidades de atender a demanda, risco de falta e até mesmo manutenção do consumo.
Portanto, a equação de estoque precisa de atendimento das necessidades de demanda e ainda os custos gerados pelo excesso de estoque. Não controlar o estoque de forma correta certamente trará prejuízos financeiros e operacionais para sua empresa.
Existem opções de ferramentas que são capazes de ajudar a gerenciar o estoque e você consegue evitar qualquer problema futuro, como:
Compra de item desnecessário
Com o controle automatizado ou com vista grossa, você conseguirá informações que irão determinar a quantidade exata e quando precisa comprar as suas mercadorias.
Isso faz com que suas prateleiras estejam abastecidas com os produtos e também garante que o seu estoque não tenha mais produtos do que clientes. Sendo assim, você evita perda de venda e também evita que seus produtos sejam perdidos por causa do vencimento.
Quando o controle de estoque é eficiente e afetivo acaba se transformando no braço direito do varejista nessa tarefa. Sendo assim, você conseguirá informações seguras e atualizadas sobre a situação do estoque. Isso faz com que você consiga tomar a melhor decisão para a empresa daqui pra frente.
Furtos e desvios
Quando não existe o controle de entrada e saída de produtos, não existe sistema de segurança que consiga assegurar sua loja completamente contra o furto ou desvio de mercadorias. Seja por parte de funcionários, terceiros ou até erro na entrega.
Somente controlando o estoque será possível identificar e criar ações para controlar e acabar com esses problemas, evitando problemas maiores.
Falta de controle operacional
O controle de estoque é muito importante para você ter controle do processo de vendas. Sendo assim, as informações transmitidas por um software ou até mesmo por uma pessoa responsável servirá para analisar o andamento da operação.
Assim você consegue exatamente o valor que gasta e o valor que está saindo. Podendo investir mais ou ter o controle para que não gaste mais do que tem no planejamento.
Utilização de “cadastro genérico”
Ao utilizar um cadastro genérico todo seu controle de estoque estará comprometido, uma vez que a mercadoria que está sendo vendida não sofrerá baixa no sistema.
Cadastrar produtos sem detalhes
Quando for cadastrar um produto é importante que toda sua descrição seja completa, assim você não terá dificuldade para buscar ou fazer qualquer busca. Caso não exista código do item para fazer a movimentação do produto, você corre o risco de lançar o item correto e gerar baixa para outro produto.
Vinculações incorretas
Ocorre muito em produtos de produção, nos quais a mudança da receita dos produtos não é informada no sistema. Dessa forma, o antigo produto continua sendo baixado, enquanto outro está sendo utilizado na produção e, consequentemente, sem baixa no estoque.
Não conferir as entradas
Quando não são conferidas as entradas da mercadoria é um risco muito grande, uma vez que o fornecedor pode ter enviado outro produto ou até mesmo em outra quantidade. Fazendo assim com que possam ocorrer fraudes dentro do seu estoque.
Além disso, é importante que a conferencia seja feita no recebimento para que consiga certificar a quantidade constante na nota fiscal e dar entrada no estoque.